Homem aguerrido, que abraçou para si a causa dos Filantrópicos, conduzindo com maestria, competência e dedicação.
Paulista, da cidade de São José do Rio Preto, há 21 anos veio para o Espírito Santo e atuava como Gestor do Rio Doce Saúde, Plano de Saúde do Hospital Rio Doce em Linhares.
Esteve à frente da Presidência da FEHOFES durante 17 anos, tendo participado também da Diretoria da CMB – Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Brasil, de 2011 a 2013, como Diretor de Comunicação e da Rede Saúde Filantrópica.
Empenhou esforços no contato com Parlamentares Federais e Estaduais, além de conseguir o apoio da Assembleia Legislativa do ES, que criou, a seu pedido, o Dia dos Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo, comemorado no dia 11 de março.
O prêmio tem o objetivo de estimular a participação do máximo de instituições associadas possível e dentro de um padrão de equidade. Para isso, a premiação foi dividida em 2 perfis e quatro categorias, conforme segue:
O Prêmio Luiz Nivaldo da Silva está dividido em duas classes:
Hospitais considerados de baixo ou médio porte entre 19 a 160 leitos de internação.
Hospitais considerados de porte alto e que tenham mais de 160 leitos de internação
Ao todo, o Prêmio Luiz Nivaldo da Silva é dividido em quatro categorias. Os projetos são relacionados à Gestão de Pessoas, Segurança do Paciente, Gestão de Processos e Dignidade Humana.
Trabalhos desenvolvidos para valorização e qualificação dos profissionais que atuam nas instituições
Trabalhos desenvolvidos que tiveram impacto na qualidade assistencial, reduzindo riscos e danos desnecessários associados aos cuidados dos pacientes
Implatação ou melhoria de um processo que proporcionou resultados positivos nas áres de aplicações.
Trabalhos voltados para a atenção psicossocial que tiveram impacto na valorização do indivíduo seja ele paciente, acompanhante ou grupos de sociedade fora da instituição
Serão premiados 8 (oito) cases, sendo 4 (quatro) por classe e 1 (um) categoria, seguindo os critérios de avaliação conforme regulamento.
Cada um dos 8 (oito) trabalhos ganhadores receberá um troféu “Prêmio Luiz Nivaldo da Silva de Boas Práticas” e o reconhecimento como segue:
1.Divulgação em revista dedicada ao prêmio;
2.Divulgação de matéria em rede de mídia local;
3.Encaminhamento dos cases à Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) para participar de premiações nacionais.
Todos os trabalhos inscritos receberão certificado de “Honra ao Mérito” pela participação, bem como também serão citados na revista dedicada ao prêmio.
A revista do Prêmio Luiz Nivaldo de Boas Práticas é a materialização de um projeto criado para reconhecer as boas iniciativas dos nossos hospitais filantrópicos.
É através da revista que damos visibilidade aos trabalhos realizados demonstrando a importância e relevância das nossas instituições. A revista tambémm contribui para o compartilhamento de boas práticas servindo de ferramenta de estimulo da prática de melhoria continua no seguimento hospitalar.
Além disso, as empresas que procuram divulgar a sua marca e serviços no segmento filnatrópico, têm na revista do prêmio, a oportunidade de alavancar seu relacionamento.
A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Espírito Santo (Fehofes) anunciou os projetos selecionados para concorrer ao Prêmio Luiz Nivaldo da Silva, que reconhece boas práticas de gestão, inovação e humanização em hospitais capixabas. A premiação é dividida em duas classes, de acordo com o porte das instituições, e contempla quatro categorias: Gestão de Pessoas, Segurança do Paciente, Gestão de Processos e Dignidade Humana.
Na categoria Gestão de Pessoas, os finalistas são:
Liga de Voluntários: servindo com amor, cuidando com propósito (Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí)
Treinamento e Capacitação: Preparação para uma Intervenção Eficiente em Cenários de Crise (Associação Social e Filantrópica Hospital Padre Máximo)
Na Segurança do Paciente, foram selecionados:
Alta Segura: Cuidando do início ao fim (Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí)
Inovação no Atendimento Hospitalar: A Importância do Sistema Hill-Rom na Segurança do Paciente (Hospital Padre Máximo)
Em Gestão de Processos, concorrem:
Gerenciador de Pendências Assistenciais – GPA (Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo)
Rheconstruir – Recursos de forma mais Humana (Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí)
Na Dignidade Humana, os projetos escolhidos foram:
A Humanização na Unidade de Terapia Intensiva: Estratégias para um Cuidado Centrado na Pessoa (Hospital Padre Máximo)
Filtrando (H)emoções: Semeando sonhos e colhendo sorrisos (Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí)
Na Gestão de Pessoas, disputam:
José Affonso Coelho, um legado de boas práticas (Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim)
Sonhar é possível! (Hospital Evangélico de Vila Velha)
Na Segurança do Paciente, foram selecionados:
News pela vida: a força da informação assistencial (AFECC – Hospital Santa Rita de Cássia)
Terapia domiciliar: Voltando à vida com segurança (Hospital Evangélico de Vila Velha)
Em Gestão de Processos, estão na disputa:
Gestão inteligente de estoques hospitalares: otimização de processos para redução sustentável dos níveis de estoque (Hospital Rio Doce)
Protocolo de oxigenoterapia (Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim)
Na Dignidade Humana, os finalistas são:
Almofadas do Bem (Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim)
Continuidade da Vida: A voz do paciente transplantado (Hospital Evangélico de Vila Velha)
O cronograma da premiação sofreu uma alteração. As apresentações dos trabalhos serão realizadas de forma online nos dias 5 e 6 de novembro de 2025, em quatro eventos de duas horas cada, um para cada categoria, sempre das 10h às 12h e das 14h às 16h. Os encontros virtuais serão abertos ao público.
Clique e confira o cronograma na íntegra:
O resultado final será anunciado no dia 11 de dezembro de 2025, em um coquetel de premiação em Vitória (ES), das 20h às 23h. Cada instituição poderá inscrever até dois representantes por projeto, além de um representante oficial para participar da cerimônia.
As datas e horários das apresentações dos Cases Finalistas, ao vivo pelo Canal Youtube da Fehofes, são:
05/nov (quarta) – 10 às 12h – Gestão de Pessoas
05/nov (quarta) – 14 às 16h – Dignidade Humana
06/nov (quinta) – 10 às 12h – Segurança do Paciente
06/nov (quinta) – 14 às 16h – Gestão de processos
Dos 41 hospitais inscritos na edição 2025 do Prêmio Luiz Nivaldo da Silva, 23 foram selecionados para seguir na disputa e participam, a partir desta semana, da etapa de auditorias online. Cada instituição já recebeu comunicado individual com o resultado da seleção.
As auditorias ocorrerão entre 22 de agosto e 19 de setembro. A lista com os trabalhos que avançam para a fase de apresentações será divulgada em 22 de setembro. Em seguida, no dia 29 de outubro, das 14h às 16h, será realizado um workshop de apoio à elaboração das apresentações.
Já os cases serão apresentados nos dias 5 e 6 de novembro, em quatro eventos virtuais abertos ao público (10h às 12h e 14h às 16h), um para cada categoria.
A entrega dos troféus será realizada em 11 de dezembro, em Grande Vitória, com coquetel de premiação das 20h à meia-noite. Cada instituição poderá inscrever até dois representantes por case, além de um representante oficial para o evento final. Para o presidente da Fehofes, Fabrício Gaeede, esta edição é especial por marcar cinco anos do prêmio.
“Essa versão, além de aumentar o número de trabalhos, apresenta a maturidade dos hospitais e celebra uma marca de cinco anos que, de certa forma, deixa claro o valor da iniciativa”, afirmou.
A data da cerimônia de premiação da edição 2025 do projeto da Fehofes foi alterada. Inicialmente prevista para o dia 20 de novembro, a entrega dos troféus acontecerá agora em 11 de dezembro de 2025. A mudança foi feita em razão do feriado nacional do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
O restante do cronograma permanece inalterado. Entre os dias 22 de julho e 18 de agosto, os trabalhos inscritos passam por nova análise, com divulgação dos cases selecionados para auditoria. A auditoria será realizada entre 22 de agosto e 19 de setembro, e a lista dos trabalhos que avançam para a fase de apresentações será divulgada no dia 22 de setembro.
Um novo workshop de apoio à elaboração das apresentações será realizado no dia 29 de outubro, das 14h às 16h. Já as apresentações dos cases ocorrem nos dias 5 e 6 de novembro, em quatro eventos online abertos ao público (10h às 12h e 14h às 16h), um para cada categoria.
A nova data da cerimônia final será, portanto, em 11 de dezembro, com um coquetel de premiação previsto das 20h até meia-noite, na Grande Vitória. Cada instituição poderá inscrever até dois representantes por case, além de um representante oficial para participar do evento.
Segundo o presidente da Fehofes, Fabrício Gaeede, a edição de 2025 marca um momento especial para a iniciativa, que celebra cinco anos de existência. “Então essa versão, além de aumentar o número de trabalhos, apresentar maturidade dos hospitais, é uma marca de 5 anos que, de certa forma, deixa claro o valor que o projeto tem para a federação e para os hospitais filantrópicos”, destacou.
Começou nesta terça-feira (7) o período de workshop para a preparação dos trabalhos que vão concorrer ao Prêmio Luiz Nivaldo da Silva de Boas Práticas.
A iniciativa é promovida pela Federação dos Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo (Fehofes). A edição de 2025 do Prêmio Luiz Nivaldo da Silva registrou um recorde histórico de inscrições.
Ao todo, 43 trabalhos foram inscritos neste ano, o maior número desde a criação da premiação. O resultado consolida uma crescente participação das instituições ao longo dos anos.
Em 2024, foram 37 inscritos; em 2023, 33; em 2022, 38; e em 2021, 31. Com a nova marca, o prêmio soma 182 cases apresentados em cinco edições, refletindo o engajamento das entidades filantrópicas na busca por inovação e melhoria na gestão dos serviços de saúde.
A premiação visa valorizar iniciativas inovadoras no setor de saúde filantrópica capixaba, reconhecendo projetos que contribuam para a melhoria da gestão e dos serviços prestados à população.
Os trabalhos inscritos concorrerão em diferentes etapas até a cerimônia final, que acontece em novembro. O cronograma completo da premiação já foi divulgado e inclui workshops, análises técnicas, auditorias e apresentações públicas. Confira:
20/05/25, das 14h às 16h – Workshop para apoio na elaboração dos trabalhos
21/05/25 a 13/06/25 – Desenvolvimento dos cases pelas equipes
18/06/25 a 17/07/25 – Análise dos cases com encontros online para feedback
21/07/25 – Data final para entrega dos trabalhos em PDF, pelo e-mail: premioluiznivaldodasilva@gmail.com
22/07/25 a 18/08/25 – Análise dos trabalhos inscritos e divulgação dos selecionados
22/08/25 a 19/09/25 – Auditoria dos trabalhos selecionados
22/09/25 – Divulgação dos trabalhos que irão para a fase de apresentações
Na reta final, os participantes também contarão com suporte para a preparação das apresentações:
29/10/25, das 14h às 16h – Workshop para apoio na elaboração das apresentações
05 e 06/11/25, das 10h às 12h e das 14h às 16h – Apresentação dos trabalhos em eventos online
20/11/25 (quinta-feira), das 20h às 23h – Divulgação dos resultados e premiação com coquetel, em local a ser definido na Grande Vitória
Cada instituição inscreveu até dois representantes por case para participar do coquetel, além de um representante oficial.
A premiação homenageia Luiz Nivaldo da Silva, figura importante no cenário da saúde filantrópica do Espírito Santo, e reforça o compromisso da Fehofes com a inovação, a valorização dos profissionais do setor e a excelência no atendimento à população
Foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (05), o Prêmio Luiz Nivaldo da Silva 2025. As inscrições dos trabalhos poderão ser feitas de 5 a 19 de maio de 2025.
No dia 20 de maio, das 14h às 16h, será realizado um workshop de apoio à elaboração dos trabalhos. Em seguida, entre os dias 21 de maio e 13 de junho, as equipes deverão desenvolver seus cases.
A análise dos trabalhos pela Zorzal Gestão acontecerá de 18 de junho a 17 de julho. Nesse período, cada grupo terá um encontro online de uma hora para esclarecimento de dúvidas e recebimento de comentários.
Clique aqui e veja o regulamento completo
Clique e faça aqui sua inscrição
A entrega final dos trabalhos, em formato PDF, deverá ser feita até o dia 21 de julho, exclusivamente pelo e-mail: premioluiznivaldodasilva@gmail.com.
Entre 22 de julho e 18 de agosto, os trabalhos inscritos passarão por nova análise, com divulgação dos cases selecionados para auditoria. A auditoria ocorrerá de 22 de agosto a 19 de setembro. No dia 22 de setembro será divulgada a lista dos trabalhos que avançam para a fase de apresentações.
Um novo workshop será realizado no dia 29 de outubro, das 14h às 16h, para apoio à elaboração das apresentações, que acontecem nos dias 5 e 6 de novembro, com quatro eventos online abertos ao público, dois por dia (10h às 12h e 14h às 16h), um para cada categoria.
O resultado final será divulgado no dia 20 de novembro de 2025, durante coquetel de premiação com horário previsto entre 20h e 23h, em local a ser definido na Grande Vitória.
Cada instituição poderá inscrever até dois representantes por case, além de um representante oficial para participar do evento.
Segundo o presidente da Fehofes, Fabrício Gaeede, a versão de 2025 marca os 5 anos do projeto, que é um avanço significativo dos hospitais filantrópicos em busca da melhoria contínua do seu serviço e benefício da sociedade.
“Então essa versão, além de aumentar o número de trabalhos, apresentar maturidade dos hospitais, é uma marca de 5 anos que, de certa forma, deixa claro o valor que o projeto tem para a federação e para os hospitais filantrópicos”, destacou.