Homem aguerrido, que abraçou para si a causa dos Filantrópicos, conduzindo com maestria, competência e dedicação.
Paulista, da cidade de São José do Rio Preto, há 21 anos veio para o Espírito Santo e atuava como Gestor do Rio Doce Saúde, Plano de Saúde do Hospital Rio Doce em Linhares.
Esteve à frente da Presidência da FEHOFES durante 17 anos, tendo participado também da Diretoria da CMB – Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Brasil, de 2011 a 2013, como Diretor de Comunicação e da Rede Saúde Filantrópica.
Empenhou esforços no contato com Parlamentares Federais e Estaduais, além de conseguir o apoio da Assembleia Legislativa do ES, que criou, a seu pedido, o Dia dos Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo, comemorado no dia 11 de março.
O prêmio tem o objetivo de estimular a participação do máximo de instituições associadas possível e dentro de um padrão de equidade. Para isso, a premiação foi dividida em 2 perfis e quatro categorias, conforme segue:
O Prêmio Luiz Nivaldo da Silva está dividido em duas classes:
Hospitais considerados de baixo ou médio porte entre 19 a 160 leitos de internação.
Hospitais considerados de porte alto e que tenham mais de 160 leitos de internação
Ao todo, o Prêmio Luiz Nivaldo da Silva é dividido em quatro categorias. Os projetos são relacionados à Gestão de Pessoas, Segurança do Paciente, Gestão de Processos e Dignidade Humana.
Trabalhos desenvolvidos para valorização e qualificação dos profissionais que atuam nas instituições
Trabalhos desenvolvidos que tiveram impacto na qualidade assistencial, reduzindo riscos e danos desnecessários associados aos cuidados dos pacientes
Implatação ou melhoria de um processo que proporcionou resultados positivos nas áres de aplicações.
Trabalhos voltados para a atenção psicossocial que tiveram impacto na valorização do indivíduo seja ele paciente, acompanhante ou grupos de sociedade fora da instituição
Serão premiados 8 (oito) cases, sendo 4 (quatro) por classe e 1 (um) categoria, seguindo os critérios de avaliação conforme regulamento.
Cada um dos 8 (oito) trabalhos ganhadores receberá um troféu “Prêmio Luiz Nivaldo da Silva de Boas Práticas” e o reconhecimento como segue:
1.Divulgação em revista dedicada ao prêmio;
2.Divulgação de matéria em rede de mídia local;
3.Encaminhamento dos cases à Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) para participar de premiações nacionais.
Todos os trabalhos inscritos receberão certificado de “Honra ao Mérito” pela participação, bem como também serão citados na revista dedicada ao prêmio.
A revista do Prêmio Luiz Nivaldo de Boas Práticas é a materialização de um projeto criado para reconhecer as boas iniciativas dos nossos hospitais filantrópicos.
É através da revista que damos visibilidade aos trabalhos realizados demonstrando a importância e relevância das nossas instituições. A revista tambémm contribui para o compartilhamento de boas práticas servindo de ferramenta de estimulo da prática de melhoria continua no seguimento hospitalar.
Além disso, as empresas que procuram divulgar a sua marca e serviços no segmento filnatrópico, têm na revista do prêmio, a oportunidade de alavancar seu relacionamento.
Começou nesta terça-feira (7) o período de workshop para a preparação dos trabalhos que vão concorrer ao Prêmio Luiz Nivaldo da Silva de Boas Práticas.
A iniciativa é promovida pela Federação dos Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo (Fehofes). A edição de 2025 do Prêmio Luiz Nivaldo da Silva registrou um recorde histórico de inscrições.
Ao todo, 43 trabalhos foram inscritos neste ano, o maior número desde a criação da premiação. O resultado consolida uma crescente participação das instituições ao longo dos anos.
Em 2024, foram 37 inscritos; em 2023, 33; em 2022, 38; e em 2021, 31. Com a nova marca, o prêmio soma 182 cases apresentados em cinco edições, refletindo o engajamento das entidades filantrópicas na busca por inovação e melhoria na gestão dos serviços de saúde.
A premiação visa valorizar iniciativas inovadoras no setor de saúde filantrópica capixaba, reconhecendo projetos que contribuam para a melhoria da gestão e dos serviços prestados à população.
Os trabalhos inscritos concorrerão em diferentes etapas até a cerimônia final, que acontece em novembro. O cronograma completo da premiação já foi divulgado e inclui workshops, análises técnicas, auditorias e apresentações públicas. Confira:
20/05/25, das 14h às 16h – Workshop para apoio na elaboração dos trabalhos
21/05/25 a 13/06/25 – Desenvolvimento dos cases pelas equipes
18/06/25 a 17/07/25 – Análise dos cases com encontros online para feedback
21/07/25 – Data final para entrega dos trabalhos em PDF, pelo e-mail: premioluiznivaldodasilva@gmail.com
22/07/25 a 18/08/25 – Análise dos trabalhos inscritos e divulgação dos selecionados
22/08/25 a 19/09/25 – Auditoria dos trabalhos selecionados
22/09/25 – Divulgação dos trabalhos que irão para a fase de apresentações
Na reta final, os participantes também contarão com suporte para a preparação das apresentações:
29/10/25, das 14h às 16h – Workshop para apoio na elaboração das apresentações
05 e 06/11/25, das 10h às 12h e das 14h às 16h – Apresentação dos trabalhos em eventos online
20/11/25 (quinta-feira), das 20h às 23h – Divulgação dos resultados e premiação com coquetel, em local a ser definido na Grande Vitória
Cada instituição inscreveu até dois representantes por case para participar do coquetel, além de um representante oficial.
A premiação homenageia Luiz Nivaldo da Silva, figura importante no cenário da saúde filantrópica do Espírito Santo, e reforça o compromisso da Fehofes com a inovação, a valorização dos profissionais do setor e a excelência no atendimento à população
Foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (05), o Prêmio Luiz Nivaldo da Silva 2025. As inscrições dos trabalhos poderão ser feitas de 5 a 19 de maio de 2025.
No dia 20 de maio, das 14h às 16h, será realizado um workshop de apoio à elaboração dos trabalhos. Em seguida, entre os dias 21 de maio e 13 de junho, as equipes deverão desenvolver seus cases.
A análise dos trabalhos pela Zorzal Gestão acontecerá de 18 de junho a 17 de julho. Nesse período, cada grupo terá um encontro online de uma hora para esclarecimento de dúvidas e recebimento de comentários.
Clique aqui e veja o regulamento completo
Clique e faça aqui sua inscrição
A entrega final dos trabalhos, em formato PDF, deverá ser feita até o dia 21 de julho, exclusivamente pelo e-mail: premioluiznivaldodasilva@gmail.com.
Entre 22 de julho e 18 de agosto, os trabalhos inscritos passarão por nova análise, com divulgação dos cases selecionados para auditoria. A auditoria ocorrerá de 22 de agosto a 19 de setembro. No dia 22 de setembro será divulgada a lista dos trabalhos que avançam para a fase de apresentações.
Um novo workshop será realizado no dia 29 de outubro, das 14h às 16h, para apoio à elaboração das apresentações, que acontecem nos dias 5 e 6 de novembro, com quatro eventos online abertos ao público, dois por dia (10h às 12h e 14h às 16h), um para cada categoria.
O resultado final será divulgado no dia 20 de novembro de 2025, durante coquetel de premiação com horário previsto entre 20h e 23h, em local a ser definido na Grande Vitória.
Cada instituição poderá inscrever até dois representantes por case, além de um representante oficial para participar do evento.
Segundo o presidente da Fehofes, Fabrício Gaeede, a versão de 2025 marca os 5 anos do projeto, que é um avanço significativo dos hospitais filantrópicos em busca da melhoria contínua do seu serviço e benefício da sociedade.
“Então essa versão, além de aumentar o número de trabalhos, apresentar maturidade dos hospitais, é uma marca de 5 anos que, de certa forma, deixa claro o valor que o projeto tem para a federação e para os hospitais filantrópicos”, destacou.