Nossa História

A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo – FEHOFES foi fundada em 27 de agosto de 1986, com a razão social “Federação das Misericórdias do Espírito Santo” e funcionou com registros em atas até 1988, sendo desativada por 9 anos. No ano de 1997, formou-se uma nova diretoria com o objetivo de criar um grupo de compras hospitalares dos hospitais filantrópicos, no entanto, a diretoria não avançou e novamente a Federação foi desativada. Em 2001, após a união dos hospitais filantrópicos, foi identificada a necessidade de reorganização da Federação, com a mudança da razão social, uma diretoria provisória e com o apoio da estrutura física do Hospital Evangélico de Vila Velha, e posteriormente passou a estruturar a sede administrativa na cidade de Vitória. Filiada à CMB – Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, que congrega todas as Federações Estaduais do Brasil, com sede em Brasília/DF.

A Fehofes é uma entidade de união e representação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais Filantrópicos e Beneficentes do Estado do Espírito Santo. Tem a finalidade de defender, proteger, representar e assistir os interesses sociais e econômicos das entidades federadas, colaborando, também, com os poderes públicos e organismos de direito privado no sentido da solidariedade humana e da assistência médico-social. A Federação não tem finalidades econômicas, não distribui lucros e seu patrimônio e eventuais resultados financeiros são reinvestidos dentro das entidades, beneficiando suas atividades e aumentando seus meios de ação social.

O trabalho que a Diretoria da FEHOFES efetua em benefício dos hospitais filantrópicos é um trabalho voluntário e sem remuneração. Para desenvolver as atividades a Fehofes conta com os recursos financeiros (contribuições mensais) que são pagos pelos hospitais associados, e por meio de captação de recursos de parceiras, doações e outros.

A FEHOFES conseguiu, de toda população capixaba, o reconhecimento público dos hospitais filantrópicos no atendimento ao SUS na sua comunidade e região, através da Lei Nº 9.670/2011, que institui: Dia 11/03 como “Dia Estadual dos Hospitais Filantrópicos do ES”. Data comemorada anualmente na Assembleia Legislativa do ES.

Ao longo dos anos a Fehofes obteve várias conquistas em benefício das Entidades, destacando-se:

  • Mandado de Segurança, suspendendo a exigência de CND pelo Gestor para efetuar pagamento e repasse de recursos aos hospitais associados. Somos a única Federação que conseguiu êxito e manutenção do Mandado de Segurança.
  • Liminar, suspendendo os efeitos da Lei que exige a utilização de Pulseira de Identificação nos Pacientes;
  • IAC – Incentivo Financeiro de Adesão à Contratualização, que permitiu a sobrevida dos hospitais filantrópicos;
  • Relacionamento com os Gestores Públicos: Federal, Estadual, Municipal e demais Órgãos Públicos e Privados.
  • Videoconferência – Treinamentos Técnicos gratuitos realizados por videoconferência. Esse programa foi implantado e mantido com recursos do Ministério da Saúde pela Lei Timemania.

Durante muitos anos a FEHOFES esteve localizada na Rua José Alexandre Buaiz, número 190, sala 310 do Edifício Master Tower, Enseada do Suá, Vitória. A partir de outubro do ano de 2020 a Fehofes inaugurou a sua nova sede na Av. N. S. da Penha, 2035 – Ed. Avelino Dadalto – Sala 101B – Santa Lucia – Vitória – ES, momento em que também elaborou a sua nova Logomarca.

Diretores e Presidentes Anteriores

1986 - 1988

Luiz Buaiz

1997 - 1999

Walter Raposo Correa

2001 - 2002

Antonio Reis Guimarães

2002 - 2004

Wagner Mediros Junior

2005 - 2017

Luiz Nivaldo da Silva

2017 - 2020

Marfiza Machado de Novaes