Hospitais filantrópicos do Estado conquistam certificação de qualidade

Com investimentos para atender cada vez melhor os pacientes, sete hospitais filantrópicos do Espírito Santo conquistaram o selo de qualidade emitido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

São eles: Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, Hospital Hifa do Aquidaban, Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa), ambos de Cachoiro de Itapemirim, Hospital Evangélico de Vila Velha, Hospital Padre Maximo, de Venda Nova do Imigrante, Hospital Rio Doce, em Linhares, e Santa Rita de Cássia, em Vitória.

O presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo (Fehofes), Fabrício Gaeede, lembrou que poucas instituições filantrópicas no Brasil conseguem essa acreditação.

Para se ter uma ideia, em 2022 eram apenas dois hospitais que tinham essa certificação. E o número passou para sete após a implementação do novo modelo de contratualização dos serviços prestados pelos hospitais.

Outros também já estão no processo para conquistar o documento. Entre eles, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Santa Casa de Vitória, Pró-Matre, Santa Casa de Guacuí,

Gaeede explicou a importância dessa acreditação para os hospitais. Segundo ele, esse certificado representa uma confiabilidade do atendimento.

“Um hospital que tem acreditação garante uma prestação de um serviço de qualidade para a população, com processos verificáveis, atestados e com resultados. Isso impacta diretamente em um atendimento mais digno e justo”, destacou.

E prosseguiu: “Além do fator de humanização e filantrópico, nós prezamos por um serviço de qualidade onde o usuário vai ter a segurança de estar em uma instituição verificada e que seus serviços são de qualidade”, finalizou.

O que é a ONA?

A ONA significa Organização Nacional de Acreditação. Trata-se de uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil.

Desde 1999, a organização trabalha para que as instituições de saúde brasileiras adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.

O que é a acreditação?

É um método de avaliação e certificação que procura, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa atender aos padrões definidos pela ONA.

O processo de acreditação é baseado em três princípios fundamentais:
* É voluntário, solicitado pela própria organização de saúde.
* É periódico, e o certificado possui uma data de validade. Após o término desse prazo, é realizada uma nova avaliação.
* É sigiloso, ou seja, as informações obtidas em cada organização de saúde durante a avaliação não são divulgadas.