Fehofes fecha parceria para melhorar gestão dos hospitais filantrópicos

A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo (Fehofes) fechou uma importante parceria para auxiliar e melhorar a gestão das instituições associadas.

A partir de agora, os hospitais vão receber um relatório de desempenho com informações contidas no DataSus, o que vai garantir tomada de decisões mais assertivas e estratégicas, por exemplo.

O trabalho será desenvolvido pela Numb3rs, uma empresa especialista em dados e que possui ampla experiência na área de saúde.

“Mensalmente nossos hospitais vão receber o relatório com dados do DataSus (CEBAS, CIHA). São informações valiosas com percentuais de indicadores, como número de internações ou se existem contas perdidas. Essa ferramenta vai ajudar muito os gestores a melhorar o desempenho das instituições”, explicou Gaeede.

A ferramenta foi apresentada durante uma Roda de Negócios promovida pela Fehofes na última quinta-feira (17).

Para o chefe da Área de Dados da Numb3rs, André Luiz de Almeida, todas as informações desses dados serão sintetizadas para que exista mais tempo para a análise dos indicadores.

“O objetivo é criar um grande resumo mensal de tudo que está acontecendo no hospital, desde o tempo de permanência de um paciente até quando foi a última vez que foram encaminhados ao Ministério da Saúde dados referentes do Cebas”, exemplificou.

Os gestores vão receber o relatório com os dados todos os meses e, os que quiserem, podem solicitar um período de teste da ferramenta para que tenham mais acesso ao sistema.

“É um grande ganho para as instituições. Vão parar de gastar horas fazendo tabulações e cruzamento de informações e terão mais tempo para fazer a análise dos dados”, destacou.

O presidente da Fehofes explicou também que outras ferramentas de desempenho poderão ser diaponibilizas em parceria com a Numb3rs.

“Seja criando fóruns ou discussões específicas para que assim a gente possa compartilhar ideias com outros hospitais e trazer experiências interessantes de outros estados para que sejam compartilhadas conosco”, finalizou.