Fehofes destaca na Ales desafios e avanços dos hospitais filantrópicos no Estado

O presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo (Fehofes), Fabrício Gaeede, participou da reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) na manhã desta terça-feira (15).

O encontro foi para comemorar o Dia Estadual dos Hospitais Filantrópicos e foi promovido pelo deputado Hércules Silveira.

Além de Gaeede, participou do encontro também o diretor do Hospital Evangélico de Vila Velha, Ricardo Ewald.

Em sua apresentação, o presidente Fabrício Gaeede destacou a relevância das  instituições, os desafios e os avanços conquistados.

Segundo Gaeede, o Espírito Santo conta com 3.320 leitos e 36 hospitais filantrópicos em 30 municípios, que atendem 70% da demanda de serviços de saúde pública no Estado.

Embora tenham grande importância, a maioria das instituições vivem com dificuldades financeiras.

“As Santas Casas gerem outras instituições e o custo é muito alto. Em média, o  financiamento estadual pega apenas metade desse custo. Se o estado gasta R$5 milhões com os filantrópicos, por exemplo, com os outros gasta R$ 11 milhões. E as dificuldades são as mesmas”, disse o presidente.

Segundo ele, desde 2019 existe um aumento absurdo nos insumos hospitalares.

“Tivemos que reduzir custos, negociações coletivas. Tivemos que alterar os modelos contratuais para facilitar o atendimento a todas as Santas Casas do Espírito Santo. Hoje, todas  recebem suporte de emendas parlamentares, além da Nota Premiada, que ajuda muito”, pontuou Gaeede.